Núcleo Carioca de Doulas

Suporte Contínuo e Informação Baseada em Evidências

Por que uma doula?

Você sabia que, por definição, uma doula é uma mulher que oferece suporte contínuo durante o trabalho de parto e o parto?  E que, de modo geral, o tipo de suporte que a doula oferece não pode ser substituído nem pelo cuidado da família e amigos, nem mesmo pelo cuidado dos profissionais de saúde que acompanham o parto (sejam eles enfermeiras, parteiras, obstetrizes ou médicos)?

Muitas pessoas confundem esses papéis, mas existem inclusive estudos científicos que mostram que eles não são a mesma coisa e que os benefícios de ter uma doula no seu parto são maiores do que aqueles obtidos quando o suporte é de um profissional de obstetrícia, familiar ou amigo.

Suporte contínuo significa que uma pessoa oferece apoio durante todo o trabalho de parto para uma mulher especificamente, no esquema um-a-um (uma pessoa de suporte para uma mulher). Esse tipo de suporte foi analisado em 21 estudos que avaliaram mais de 15.000 mulheres para identificar se essa é uma estratégia que melhora os resultados do parto. Estes estudos observaram que ter suporte contínuo (de qualquer tipo) levou aos seguintes benefícios:

Aumento de 8% no número de partos vaginais espontâneos

Redução de 10% na necessidade de analgesia ou anestesia de qualquer tipo e de 7% no uso de analgesia ou anestesia regional (raquidiana ou peridural)

Redução de 31% no número de mulheres com sentimentos negativos sobre a experiência de parto

Redução de 10% no número de partos com fórceps ou extrator a vácuo

Redução de 21% no risco de cesárea

Uma redução de 30% no número de bebês com Apgar baixo

Outros indicadores foram avaliados, mas não foi identificado nenhum benefício adicional do suporte contínuo para eles. Alguns desses estudos avaliaram ainda se o tipo de pessoa que oferece o apoio um-a-um tem algum impacto sobre esses resultados. Ou seja, se o benefício é diferente quando esse suporte é prestado por alguém da rede social da mulher, por uma doula ou por um profissional da equipe. E é aí que a atuação da doula se diferenciou dos demais tipos de cuidador. Para saber mais sobre esses benefícios maiores das doulas em relação ao suporte prestado por profissionais ou familiares e amigos, baixe nosso folder Doulas: Suporte Contínuo Baseado em Evidências!

Doulas: Suporte Contínuo Baseado em Evidências

Para mais informações sobre a diferença entre ter uma doula e ter uma pessoa da área de obstetrícia acompanhando o trabalho de parto e prestando suporte contínuo, leia o artigo “Eu preciso de uma doula, se eu tenho uma parteira?”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: